Residências inclusivas dão
autonomia a pessoas com deficiência
14/09/2017 - 11:00

Jovens e adultos com deficiência em situação de dependência têm recebido atenção especial do Governo do Estado. Somente em duas residências inclusivas de Irati, já foram investidos R$ 550 mil. O valor total destinado para o fortalecimento da rede socioassistencial e garantia de direitos chega a R$ 16,1 milhões nos nove municípios que contempla a regional localizada no Centro-Sul do Estado.

As unidades, estruturadas para atender às necessidades dos moradores, oferecem atendimento especializado, com serviços psicológicos e socioassistenciais, além de terapia ocupacional.

Segundo o chefe do escritório regional da Secretaria da Família e Desenvolvimento Social (Seds) de Irati, Rogério Almeida, trabalhar juntamente com os municípios permite a inclusão social das pessoas com deficiência. Esse é um dos papeis primordiais das residências inclusivas.

“No Paraná, contamos com a importante parceria dos municípios para desenvolver este trabalho. Isso é muito importante para quem necessita do atendimento e do apoio do poder público”.

Em Irati, as duas residências atendem mulheres com deficiência, desde 2016. Contam com recursos municipais e são cofinanciadas pelo Governo do Estado e pelo Governo Federal. As casas, com no máximo dez pessoas, garantem a autonomia e propiciam a formação de vínculos familiares entre os acolhidos.

“Hoje, as políticas socioassistenciais passaram a serem vistas como direitos dos cidadãos, e não apenas como uma ajuda do Estado. Isso faz com que um maior número de pessoas tenha acesso aos serviços e às políticas públicas e sociais”, diz Almeida.

ACOMPANHAMENTO - De acordo com Rogério Almeida, o serviço prestado pelas residências garante acompanhamento e proteção adequados. “As moradoras têm conforto, carinho e atenção. Muitas delas não têm família e outras passaram por situações de violência. Hoje, elas têm um lar. São livres para sair, fazer compras, ir ao cinema, passear, estudar e ainda têm lugar seguro para voltar”, comenta ele.

TRANSPORTE – O Governo do Estado também entregou ao município de Irati um veículo adaptado para transportar as moradoras das residências inclusivas.

Almeida ressalta que o transporte garante a inclusão social. “Elas têm os mesmos direitos de ir e vir que todos os cidadãos e essa van permite isso. Agora elas têm facilidade de acesso a locais que antes eram distantes e se inserem integralmente à sociedade”, explica.

REDE – Para atender pessoas em situação de risco e vulnerabilidade social, a regional de Irati conta com forte rede socioassistencial. São cinco abrigos institucionais, nove casas-lar, 12 centros de convivência, seis centros-dia, 11 Centros de Referência de Assistência Social (Cras), seis Centros de Referência Especializados em Assistência Social (Creas) e duas residências inclusivas.

Apenas na gestão do governador Beto Richa, a região recebeu quatro unidades do Cras. As construções foram nos municípios de Inácio Martins, Mallet, Rio Azul e Teixeira Soares. Foram investidos R$ 512,9 mil.

Nos Cras, as famílias têm acesso às políticas públicas e aos seus direitos sociais. Elas também recebem o acompanhamento necessário para superar desafios, com serviços de convivência e fortalecimento de vínculos, grupos de discussão e atividades para mulheres, pessoas idosas, crianças e adolescentes.

“Além de oferecer o serviço de proteção social para as pessoas que mais necessitam, a construção de novos Cras também dá mais segurança para os servidores, que puderam realizar os atendimentos com mais qualidade”, complementa Almeida.

INVESTIMENTOS – Para saber mais sobre os investimentos, acesse, pelo site da Seds, o Mapa de Investimentos, que mostra quanto o Estado já investiu em cada município e regional, além da destinação do dinheiro.