Parajaps 2016 contarão com 1,8 mil atletas e 15 modalidades 07/11/2016 - 10:10

O secretário do Esporte e do Turismo do Paraná, Douglas Fabricio, participou nesta sexta-feira (04), em Curitiba, de reunião com representantes das regionais e da Prefeitura de Curitiba para organizar os Jogos Abertos Paradesportivos (Parajaps), que serão realizados entre 2 e 6 de dezembro.

A quinta edição do evento vai reunir 1,8 mil atletas de 40 municípios - o maior em participação de concorrentes. Em 2015, promovido também em Curitiba, os Parajaps contaram com 1,1 mil participantes de 35 municípios.

Neste ano, serão 15 modalidades esportivas, como atletismo, parabadminton, handebol em cadeira de rodas, natação, basquete em cadeira de rodas, paracanoagem e tênis de mesa, entre outras. As competições serão na Universidade Positivo.

No encontro, o secretário avaliou o crescimento do paradesporto brasileiro e paranaense em 2016. Segundo ele, os Jogos Paralímpicos do Rio de Janeiro impulsionaram a prática e despertaram a sociedade para o esporte entre pessoas com deficiência.

“Vamos fechar o ano com um belo evento. Em 2016, o paradesporto surpreendeu. Acompanhamos os Jogos Paralímpicos de perto. Nossos atletas fizeram bonito. No futebol de 5, por exemplo, conquistamos ouro e na bocha, nosso atleta Marcelo dos Santos nos trouxe a prata. Nosso esforço para conseguir a valorização do paradesporto não foi em vão”, disse Douglas Fabricio.

O secretário destacou que 16 paratletas do programa de bolsas Talento Olímpico do Paraná – TOP participaram Jogos Paralímpicos. Em 2016, uma delegação de 33 atletas paranaenses do programa participou dos jogos Olímpicos e Paralímpicos. O Paraná tem 1,6 mil bolsistas entre atletas escolares e de rendimento.

O coordenador do Paradesporto no Paraná, Mário Sérgio Fontes, enfatizou o apoio do Governo aos paratletas. “Agradecemos aos nossos dirigentes que se dedicam. É perceptível o reconhecimento dos governantes e da sociedade pelo paradesporto como realidade e direito do cidadão com deficiência”.