Estado amplia incentivo para manter leitos psiquiátricos abertos 18/08/2016 - 10:30

O Governo do Paraná vai destinar mais R$ 6 milhões para ampliar a remuneração dos hospitais psiquiátricos que mantém leitos de saúde mental pelo SUS – Sistema Único de Saúde. O incentivo extra, que era de R$ 30 milhões, agora sobe para R$ 36 milhões ao ano, garantindo a oferta de leitos de internamento para adultos e adolescentes.

O investimento deve melhorar as condições de assistência às pessoas que necessitam de internação por conta de transtornos mentais ou dependência de álcool e drogas. “Não podemos deixar que esses leitos sejam fechados por falta de recursos para a manutenção. Por isso, desde 2012, temos destinado recursos próprios para bancar parte do custeio desses hospitais”, explicou Caputo Neto.

O complemento das diárias para atendimento adulto, que era de 81%, agora passa a ser de 100% em cima do valor pago pelo SUS. Haverá também um acréscimo de 13% no valor das diárias de leitos para adolescentes, que hoje já são custeadas integralmente pelo Governo do Estado. A medida beneficia 12 hospitais, que juntos concentram 1.865 leitos psiquiátricos.

A partir deste mês de agosto, o valor pago pelas diárias de leitos psiquiátricos no Paraná passa a ser duas vezes maior do que o praticado em outros Estados. “Fazemos isso porque entendemos a importância deste tipo de leito de internação dentro da Rede de Saúde Mental”, ressaltou o secretário.

O incentivo está vinculado a uma série de indicadores de qualidade que são monitorados por equipes da Secretaria da Saúde. Os hospitais devem construir projetos terapêuticos institucionais do serviço e individuais para cada paciente, detalhando todas as atividades realizadas. A equipe deve ser multidisciplinar e promover um tratamento que leve em conta o resgate da dignidade dos pacientes e busque amenizar os impactos da reclusão.

Uma das unidades que recebem o recurso extra do Estado é o Hospital Regional do Vale do Ivaí, em Jandaia do Sul. Com 280 leitos SUS, o serviço especializado em saúde mental passa a receber, R$ 1,5 milhão a mais por ano. “Será uma grande ajuda. Sem esse recurso, certamente já estaríamos de portas fechadas porque os custos só aumentam e há mais de 15 anos o Ministério da Saúde não reajusta os valores pagos pelo SUS”, disse o diretor-executivo da instituição, José Roberto Campaner.

Veja a lista dos hospitais contemplados com o incentivo:

Hospital Espírita de Psiquiatria Bom Retiro (Curitiba)

Clínica Drº Hélio Rotenberg (Curitiba)

Hospital Psiquiátrico de Maringá

Clínica Santa Cruz (Umuarama)

Clínica Psiquiátrica de Londrina

Villa Normanda (Londrina)

Casa de Saúde de Rolândia

Clínica Médica HJ Warrib Mota (União da Vitória)

Hospital Regional do Vale do Ivaí (Jandaia do Sul)

Hospital San Julian (Piraquara)

Associação de Pesquisa e Tratamento de Alcoolismo (Campo Largo)